O presidente do (SINTESUF UFCG), Alessandro Francisco dos Santos, participou do XII Fórum Nacional das Comissões Internas de Supervisão (FNCIS), evento que discutiu os impactos da Reforma Administrativa no serviço público brasileiro. Representando o sindicato e também como membro da Comissão Interna de Supervisão (CIS), Alessandro reforçou a importância da união dos servidores na defesa dos direitos conquistados ao longo das últimas décadas.
Durante o fórum, a palestra de abertura, ministrada por João Paulo Ribeiro, destacou o histórico das reformas administrativas no país, desde a era Vargas até a atualidade, ressaltando as ameaças da Proposta de Emenda Constitucional 32 (PEC 32) à estabilidade e valorização dos servidores. O debate evidenciou a necessidade de uma atuação conjunta das entidades representativas para evitar retrocessos e garantir a qualidade do serviço público como patrimônio da sociedade brasileira.
Para Alessandro Francisco, o encontro foi uma oportunidade de fortalecer o diálogo entre as CIS e as entidades sindicais, buscando estratégias para enfrentar os desafios impostos pelas novas propostas de reestruturação do Estado. “Precisamos continuar mobilizados e articulados nacionalmente para que as mudanças ocorram de forma democrática, respeitando os servidores e os interesses públicos”, destacou o presidente do SINTESUF UFCG.