O SINTESUF – Sindicato dos Servidores da UFCG – vem a público parabenizar e agradecer a categoria que atendeu o chamamento para a Paralisação Nacional da Educação, ocorrida na última quinta-feira, dia 11, especialmente nos campi da Universidade Federal de Campina Grande.
Todavia, cabe ressaltar que outras lutas virão e é neste ponto que todos nós, servidores da UFCG, de Cuité a Cajazeiras, precisamos reforçar o compromisso de nos manter unidos, sempre com o objetivo de ampliar e manter as nossas conquistas. É desta forma que servidores politizados e conhecedores dos seus direitos e deveres pensam. Para este grupo de servidores, não importa quem está conduzindo ou representando a entidade, mas sim a competência e a capacidade que a liderança do movimento tem em defender a categoria em todos os seus aspectos.
É importante que cada servidor tome consciência da necessidade de estar ao lado do Sindicato que legalmente o representa, seja participando das Assembleias ou quaisquer outros atos de interesse da categoria, haja vista que, neste momento, o Governo Federal, com o apoio do Congresso Nacional, vem dando demonstrações de que dias amargos virão para todo o conjunto dos servidores públicos, através da criação de novos projetos, retirando direitos e outros benefícios, além de propor o congelamento de salários dos servidores por vários anos.
Neste sentido, voltamos a questão da unidade, do engajamento de todos os servidores para, ao lado do Sindicato, estarmos preparados para este enfrentamento com o Governo. E, se for aprovada a proposta de uma greve da categoria, é preciso que todos tenham a compreensão que poderemos sair vitoriosos e manter as nossas conquistas e direitos, mas também, considerando o tratamento truculento que o Governo e sua equipe vem mantendo com todos que se opõem as suas metas e propostas, corremos o risco de sofrer retaliações pesadas, inclusive com o corte em nossos salários.
Nas lutas do movimento sindical nem sempre conseguimos sair vitoriosos, algumas vezes sofremos perdas, mas boa parte de nossas conquistas dependem muito do nível de politização da categoria, assim como da capacidade de integração de todos às ações promovidas pelo Sindicato.
Fortalecer o Sindicato buscando a unidade nas lutas é o nosso objetivo.
Campina Grande – PB, 12 de agosto de 2016.
JOÃO LUÍS DOS SANTOS – Presidente do SINTESUF/INTERPB da UFCG